Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2012

Homilia Dominical 30/09/2012

Imagem
A Homilia Dominical segundo o Catecismo Católico: H.13.3 Importância da homília §132 "Que o estudo das Sagradas Páginas seja, portanto, como que a alma da Sagrada Teologia. Da mesma palavra da Sagrada Escritura também se nutre salutarmente e santamente floresce o ministério da palavra, a saber, a pregação pastoral, a catequese e toda a instrução cristã, na qual deve ocupar lugar de destaque a homilia litúrgica.". §1154 A liturgia da palavra é parte integrante das celebrações sacramentais. Para alimentar a fé dos fiéis, os sinais da Palavra de Deus precisam ser valorizados: o livro da palavra (lecionário ou evangeliário), sua veneração (procissão, incenso, luz), o lugar de onde é anunciado (ambão), sua leitura audível e inteligível, a homilia do ministro que prolonga sua proclamação, as respostas da assembléia (aclamações, salmos de meditação, ladainhas, profissão de fé...).

VEM AÍ AS SANTAS MISSÕES POPULARES EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Imagem
 A comunidade Católica de São José de Ribamar, vive momentos de expectativa e preparação para a grande Semana Missionária que acontecerá na cidade, no período de 13 a 20 de outubro. Desde o início do ano vem acontecendo retiros com a comunidade que possibilitam a troca de experiências para este evento de evangelização, voltado para as massas. Para quem não participou dos outros retiros e quer conhecer o evento, participe dia 30 de setembro, às 14h, na quadra do Patronato São José de Ribamar. Retiramos do site das Santas Missões Populares algumas informações, que dará a você, leitor, maior familiaridade com o evento: O que são as Santas Missões Populares?  a) São uma sacudida especial. Será que não estamos precisando disso? De fato, com o passar do tempo, nossa vida pessoal pode se tornar bastante rotineira, repetida, acomodada, sem asas, sem convicções profundas, amarrada e cansada. Corremos o perigo de jogar no lixo o dom precioso da vida. Nossas comunida

Pe Gutemberg Feitosa comemora 3 anos de Ordenação Sacerdotal

Imagem
O Vice Reitor do Santuário de Ribamar comemorou ontem, 19 de setembro, 3 anos de sua ordenação sacerdotal, com uma celebração de ação de graças contando com a participação do Padre Manuel Junior, Padre Claudio Roberto e Padre Roney Carvalho e da comunidade católica ribamarense.  Na época da sua ordenação o Padre Manuel Junior, era o pároco da paroquia de Nossa Senhora da Penha no Anjo da Guarda, local da ordenação. O lema da sua ordenação foi: "Fazei isso em memória de mim"  Lucas 22:19b. Após a Celebração, o padre recepcionou a comunidade no Centro Pastoral com um jantar comemorativo. Padres reunidos e Almeida preparando-se para os parabéns! Lema da Ordenação Sacerdotal foi lembrado em bolo Pátio do Centro Pastoral com convidados Conselho Paroquial Acompanhe mais fotos no link abaixo:

Homilia Dominical 16/09/2012

Imagem

PARABÉNS, PE. GUTEMBERG POR SEUS 3 ANOS DE ORDENAÇÃO

Imagem
Ó Deus que constituíste a teu único filho supremo e Eterno sacerdote para a glória de Tua majestade e salvação da humanidade, concede que aqueles que Ele escolheu como ministros e servidores de Seus ministérios sejam constantes em cumprir o ministério que receberam. Por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.   (Papa João Paulo II)   Pe. Gutemberg Feitosa, à direita, ao lado do reitor do Santuário Parabéns Pe. Gutermberg, que nosso Bom Pastor o guie por caminhos abençoados!

QUARTA NOITE DA NOVENA

Imagem

PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO

Imagem
Fieis esperaram ansiosos ao lado e em frente à igreja Matriz a saída da procissão de São José. Para animação e comoção dos fieis a procissão de encerramento do festejo começou  ás 16h40 da tarde, domingo, dia nove. Aurilene, moradora da cidade de Ribamar pediu a São José que concedesse a graça de dar forças a Maria Eduarda, sua filha, que duas vezes chegou perto da morte, pois tinha a saúde muito fragilizada, a menina e a mãe foram a procissão agradecer pela benção alcançada e Maria Eduarda, vestida de anjo foi levada pela mãe para cumprir a promessa.  Entre uma promissão e outra, pessoas emocionadas e cheias de alegria, o sol forte e o calor se misturaram com a fé que era comunicada pela expressão dos fieis e a temperatura não abalou as forças daqueles que caminharam com a meta de retornar ao santuário, encharcados de graças e com a sensação de dever cumprido. Enquanto tudo acontecia, a rádio Educadora e também as Verdes Mares transmitiram a procissão de encerramento do festejo.

PRIMEIRA NOITE DO FESTEJO

Imagem