LEGIÃO DE MARIA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR COMEMORA JUBILEU DE OURO - SALVE MARIA!


Há 50 anos, em 10 de Julho de 1964, no Patronato São José de Ribamar, iniciaram-se as primeiras reuniões da Legião de Maria, uma associação de católicos com a aprovação da igreja e sob o poderoso comando de Maria medianeira de todas as graças.
Virgo Potens foi o nome dado ao primeiro praesidium desta Legião, tendo como diretor espiritual o Padre Antonio Scharemborg, e como presidente a senhora Maria da Paz Barros. Com a mudança do latim para o português, o praesidium passou ser denominado “Virgem Poderosa”. Praesidiuns são núcleos de membros ativos na Legião.
Com o passar do tempo foram surgindo novos praesidiuns em Ribamar, e por essa razão, foi necessário criar a Cúria Santa Maria Esposa de São José que, nesta quinta (10), celebrou seu Jubileu de Ouro. São cinco décadas desenvolvendo trabalhos com amor, dedicação, doação e coragem. A irmã presidente Delcy Lima de Araújo é quem, há 17 anos, dirige esta Cúria, composta por dez praesidiuns, com reuniões semanais, são eles: Virgem Poderosa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida, Virgem Fiel, Estrela da Manhã, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora da Libertação, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo. Tendo Maria sempre à frente, esses núcleos evangelizam as famílias através de visitas domiciliares.
Com o tema “Deus Pai quis que a redenção dependesse de Maria” e o subtema “Deus juntou todas as águas, deu o nome de mar. Juntou todas as graças, deu o nome de Maria”, o evento teve início, às 16h, com uma caminhada saindo da Praça do Cruzeiro até o Santuário de São José de Ribamar.

“É muito bom ser um membro da Legião de Maria, e mesmo com as dificuldades, sigo com muita fé, garra, força e dedicação. Não é fácil, mas sou feliz em trabalhar para Deus e para Maria, relatou a presidente da Cúria, a senhora Delcy.
Após a caminhada, houve celebração eucarística, presidida pelo Pároco Solidário, Maxemo de Jesus, em ação de graças ao trabalho desenvolvido pelos legionários durante todos esses anos. “Os membros da Legião de Maria nunca dizem não a um trabalho, estão sempre disponíveis a servir, com muita fé e amor”, afirma o padre.
Ao final da missa, todos se dirigiram ao Salão Paroquial, para um coquetel em homenagem aos legionários. Aos olhos de Maria Santíssima, os membros dos praesidiuns se reuniram para celebrar essa data tão importante.
Esse momento de confraternização contou com a presença do reitor do Santuário de São José de Ribamar, Pe. Cláudio Roberto, e do Pároco Solidário, Pe. Maxemo de Jesus, que foram parabenizar o grupo por mais um ano de dedicação à igreja.
Pe. Cláudio Roberto (Reitor do Santuário de São José de Ribamar), Dona Delcy (Presidente da Cúria Santa Maria Esposa de São José) e Pe. Maxemo de Jesus (Pároco Solídário).